O erro de medicação é uma das principais causas de morte de pessoas, estimada em cerca de 42 bilhões de dólares em todo o mundo anualmente [1]. Entre eles, administrar medicamentos errados é um dos tipos mais comuns que resulta em morte [2]. Medicação segura é sempre a meta que os profissionais médicos estão buscando.

Existem diferentes razões que podem levar os enfermeiros a confundir um medicamento com outro, nos quais esta confusão de nomes se enquadra nas 5 principais categorias, respondendo por 8,9% desse erro, de acordo com a Taxonomia dos Erros de Medicação do Conselho Nacional de Coordenação de Relatórios de Erros de Medicação e Prevenção (NCCMERP) [2]. Milhares de pares de nomes de medicamentos foram confundidos ou identificados como tendo o risco potencial de confusão, devido a suas aparências ou pronúncias semelhantes [3]. Por exemplo, Nar pode ser confundido com Nucuron, tolbutamida com terfenadina e dopamina com dobutamina [4]. Provavelmente, isso pode acontecer mesmo quando alguns dos pares são usados clinicamente em departamentos totalmente diferentes em um hospital.

Além disso, os problemas de rotulagem e embalagem (instruções particularmente confusas) foram os outros principais culpados por causar 33% dos erros de medicação e 30% das mortes conseqüentes [5]. Essas etiquetas foram feitas com aparência semelhante ou confusa ou colocadas por engano nos recipientes errados.

Para evitar o risco de erros de drogas causados pelos fatores acima, métodos como letras de Tallman e rótulos de medicamentos com códigos de cores foram adotados por muitos hospitais, o que mostrou efeitos positivos.

As letras altas são um método de usar letras maiúsculas para ajudar a distinguir nomes de medicamentos parecidos ou similares, como “predniSONE” e “predniSOLONE”. Os fabricantes de produtos farmacêuticos foram recomendados pelo FDA para usar esse mecanismo para diferenciar visualmente seus nomes de medicamentos, a fim de evitar erros de medicação. O estudo constatou que as letras dos homens altos resultaram em menos erros ao selecionar um medicamento-alvo em uma variedade de opções [6].

Medicação com código de cores refere-se à aplicação sistemática e padrão de cores para ajudar na identificação e classificação de medicamentos durante todo o processo de medicação, desde a prescrição até a administração. Foi introduzida pela primeira vez em alguns institutos médicos e, em 2015, a Sociedade Americana de Anestesiologistas divulgou uma declaração apoiando a prática e aplicação de rótulos de medicamentos com código de cores. Os rótulos das seringas com código de cores demonstraram ajudar a aumentar a segurança do paciente, especialmente em situações críticas [4].

Dadas as demandas em constante evolução por medicamentos mais seguros, é necessário pensar em como utilizar melhor os dois métodos para expandir sua aplicação clínica e melhorar os efeitos.

O uso incorreto de medicamentos pode colocar em risco os pacientes, especialmente os medicamentos de alerta alto freqüentemente usados em unidades de terapia intensiva, anestesia e pronto-socorro.

É essencial aplicar as letras dos homens altos e medicamentos com códigos de cores às práticas clínicas envolvidas nos departamentos acima, especialmente ao usar bombas de infusão para fornecer medicamentos ao paciente. Na próxima geração de bombas de infusão da Mindray, estão integradas a técnica de letras altas e o sistema de código de cores, permitindo que os enfermeiros identifiquem facilmente os nomes dos medicamentos e cores associadas na tela da bomba e administrem com precisão medicamentos para evitar erros de medicação.

Como a segurança do paciente é o primeiro e principal objetivo que os hospitais se esforçam para alcançar, a medicação segura continuará sendo o foco ao lado do atendimento ao paciente. Fique atento à nova bomba de infusão da Mindray e às tecnologias que ela adota, definidas para levar a segurança e a precisão da infusão ao novo nível.


Referência:

[1] Aitken, M. e Gorokhovich, L. (2012). Promoção do uso responsável de medicamentos: aplicação de alavancas para mudança. SSRN ElectronicJournal. doi: 10.2139 / ssrn.2222541

[2] Phillips, J., Beam, S., Brinker, A., Holquist, C., Honig, P., Lee, L., & Pamer, C. (2001). Análise retrospectiva de mortalidade associada a erros de medicação. Revista Brasileira de Saúde do Sistema Farmacêutico, 58 (19), 1835-1841. doi: 10.1093 / ajhp / 58.19.1835

[3] Filiatrault, P. e Hyland, S. (2009). O código codificado por cores reduz o risco de erros de medicação? The Canadian Journal ofHospital Pharmacy, 62 (2). doi: 10.4212 / cjhp.v62i2.446

[4] Kothari, D. e Agrawal, J. (2013). Etiquetas com seringa com código de cores: uma modificação para melhorar a segurança do paciente BJA: British Journal Of Anaesthesia, 111 (eLetters). doi: 10.1093 / bja / el_9759

[5] G, J., & T, G. (2010). Erros de medicação: um grande problema para os farmacêuticos. Jornal de jovens farmacêuticos, 2 (1), 107-111. doi: 10.4103 / 0975-1483.62218

[6] Filik, R., Purdy, K., Gale, A. e Gerrett, D. (2004). Confusão no nome dos medicamentos: avaliar a eficácia das letras maiúsculas (“Tall Man”) usando dados de movimento ocular. Os dados foram analisados ​​por meio de entrevistas semiestruturadas e entrevistas semiestruturadas.